É culpa do isolamento? Marco Aurélio, o Jovem Celebrante explica o porquê de tantos divórcios durante a pandemia

A pandemia causada pelo novo Corona Vírus tem sido não apenas um catalisador de mudanças sociais, mas também no âmbito pessoal. À exemplo disso, cresce a cada mês o número de casais que decidiram seguir separados após alguns meses de convivência intensa. A percepção do fenômeno é global, tanto que o aumento foi registrado em diversos países como China, Estado Unido e Brasil.

De acordo com o estudante de filosofia e criador da marca Jovem Celebrante, Marco Aurélio, o isolamento não é um causador, mas sim um acelerador de um processo de desgaste nos relacionamentos.

“A pandemia veio para escancarar aquilo que já não estava bom, pois nesse momento não há mais para onde fugir. Não existe mais trabalho, ciclo social ou distrações que impeçam o casal de querer enxergar problemas que, devido à rotina, eram jogados para debaixo do tapete constantemente”, argumenta.

Somando a isso, os sentimentos à flor da pele e os altos níveis de estresse, ansiedade e problema das mais diversas áreas vêm para completar a gama de fatores que contribuem para o conflito do casal dentro de casa. “Grande parte dos casais que estão enfrentando problemas ou mesmo o que chegaram a se separar, já experimentavam uma relação distante e de pouca conversa. Conviver a dois nunca foi uma arte fácil, sem diálogo e compreensão então, fica ainda difícil manter um casamento saudável”.

Muitos casamentos sobreviviam apenas porque os casais tinham pouco tempo de contato, defende o celebrante de casamentos Marco Aurélio. Por isso, com o ‘excesso de convivência’ durante a quarentena muitos casamentos já de dissolveram nas primeiras semanas de isolamento social.

“Mas nem só de cosa ruim vive o isolamento entre companheiros. Há muitos casais que já se encontravam separados e estão vencendo as diferenças e decidiram passar o isolamento social juntos para auxílio dos filhos, já que as atividades escolares presenciais foram suspensas por tempo indeterminado”, comenta.

Não existe fórmula mágica, mas para evitar conflitos e possíveis separações, o teólogo aponta que adequações e resoluções de desavenças antigas são necessárias para que o isolamento não decrete o fim do relacionamento. “O casal precisa começar a dialogar e expor de forma clara o que cada um espera do outro: em termos de divisão de tarefas, de necessidades emocionais e cuidado com os filhos”, aponta.

Em tempos de pandemia de Covid-19, cuidar da saúde sempre será prioridade. Há, no entanto, outros cuidados que também não podem passar despercebidos para quem vive sob o mesmo teto, que é cuidar da saúde emocional para não afetar o relacionamento conjugal. Veja algumas dicas recomendadas por Marco Aurélio:

Não sobrecarregue informação – Evite os áudios, vídeos, mensagens que circulam fáceis pela internet e WhatsApp chamadas de Fake News, pois isso cria ansiedade, uma tensão ruim e desnecessária. Busque fontes de informações oficiais, limite-se a ler informações somente uma vez ao dia ou somente quando necessário, recomenda  especialista em relacionamentos.

Respeite o espaço do outro – Para evitar brigas desnecessárias, cada um deve buscar, durante o dia, um momento a sós e ter um espaço para realizar uma atividade sozinho, como uma oração, uma leitura, um estudo ou exercícios de meditações.

Tenha resiliência – É tempo diferente, peculiar e único, que teve seu início, mas que em breve terá um fim. “Cabe a nós vivermos este período da melhor maneira possível, cuidando e zelando pelo nosso casamento, e respeitando as diferenças do nosso parceiro. Só assim, resistiremos ao caos e veremos depois da tempestade flores voltarem a surgir”, argumenta o celebrante.

Matéria publicada para o site: https://contei.com.br/
Fonte: É culpa do isolamento? Marco Aurélio, o Jovem Celebrante explica o porquê de tantos divórcios durante a pandemia. https://contei.com.br/, 2020. Disponível em: https://contei.com.br/e-culpa-do-isolamento-marco-aurelio-o-jovem-celebrante-explica-o-porque-de-tantos-divorcios-durante-a-pandemia/. Acesso em 09 de dez. de 2020

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
© 2020 Jovem Celebrante. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Select